quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Percy Lau - livros didáticos.

Na sua trajetória artística, podemos dizer que suas obras apresentam técnicas variáveis e estão inseridas em três "setores" distintos conforme sua finalidade.

Neste caso, a finalidade de produção espontânea, à mão livre, em seu atelier buscava criar algo mais pessoal, caracterizando o setor lírico de suas obras, pois representa-se por técnicas de aquarelas, grafite, à lápis e xilogravuras, que expressam na maioria dessas obras mulheres nuas, belezas femininas, pessoas de perfil, paisagens do Rio de Janeiro...

As obras realizadas para o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) compõem o setor realista, caracterizado por obras documentais. Na função de registrar tipos humanos, tipos regionais, vida rural brasileira, Percy Lau eternizou-se como exímio na técnica bico de pena.

Outro setor é o dos trabalhos realizados com a função ilustrativa, tratam-se das ilustrações para edições de obras literárias, livros didáticos, Diário de Pernambuco, capas de revistas. Nessa perspectiva, o projeto encontrou em sebos de Porto Alegre alguns livros didáticos que contêm desenhos de Percy Lau.

*Clique nas imagens para visualizar melhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário