sobre o projeto

Trata-se de um projeto que visa a realizar um site-documentário sobre o trabalho de Percy Lau, um artista peruano que viajou o Brasil a partir da década de 1930, registrando através de desenhos com a técnica bico de pena os costumes da vida do interior, hábitos regionais, folclore e o cotidiano de inúmeras cidades e vilarejos.

Pretende-se, então, apresentar de forma didática a historiografia de um artista responsável por um registro oficial que ilustrou obras do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) por décadas e que hoje encontra-se um tanto esquecido. O conteúdo será enriquecido de depoimentos captados para internet de pessoas que acompanharam a trajetória do artista e que se utilizam até hoje de sua obra. O site será totalmente construído em plataforma livre, dentro dos padrões de acessibilidade universal.

Este projeto tem a intenção de inserir-se em parte do campo educacional da sociedade brasileira, principalmente no que tange os ensinamentos de Geografia nos bancos escolares, disponibilizando o conteúdo produzido para o conhecimento das paisagens geográficas que Percy Lau desenhou. No campo da História, será possível trazer à tona contextos de atividades socioeconômicas relativas ao período do Estado Novo, por exemplo. E para a educação artística, a abordagem de um dos maiores mestres brasileiros que já exploraram a técnica do bico de pena.