a importância do artista e o seu resgate


O artista Percy Lau é o objeto do projeto por estar entre os mais sensíveis observadores dos nossos costumes, expressados através de seus desenhos a bico de pena, uma técnica em que foi pleno, um exímio mestre, e que o consagrou. Sua obra mostra a relação entre o homem e a natureza, paisagens de todo território nacional a partir de 1930 até 1970, mas que hoje encontra-se em vias de esquecimento, em virtude do inexorável avanço tecnológico e das novas mídias de registro. Para tanto, constitui-se exatamente esta proposta da utilização das novas tecnologias e de suas plataformas livres para fazer o resgate de tão importante figura e sua contribuição para os registros oficiais da história geográfica brasileira de tal período.

Dessa forma, o projeto se constitui com uma proposta de servir de subsídio também para o ensino de Geografia, História e Educação Artística na educação brasileira, exatamente por pretender fornecer a historiografia e as visões sobre a obra de Percy Lau e sua técnica de forma didática e bem documentada.

Possibilita-se, assim, que as devidas áreas do ensino se apropriem dos conteúdos produzidos e disponibilizados na web sob licenciamento copyleft, objetivando a utilização deste conhecimento em cada disciplina sob o seu devido enfoque. Entende-se ainda como elemento motivador deste trabalho, o retorno das obras de Percy Lau através de uma coletânea de depoimentos e imagens do artista, suas interpretações para a atualidade, utilizando-se da internet como meio de divulgação e interação, resgatando-se os desenhos esquecidos em livros e revistas antigas, que tendem, assim, a sumir do ideário historiográfico brasileiro.