quinta-feira, 26 de maio de 2011

Saída de Campo: Rio de Janeiro

* Por Leonardo Gomes e Gustavo Türck

Partimos para o Rio de Janeiro dia 17 de abril, com objetivo de coletar informações e demais registros sobre os trabalhos do artista Percy Lau. Passamos pelo IBGE, pelo Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional, entre outros locais. Também realizamos entrevistas com professores, colecionadores de arte e pessoas que tiveram algum tipo de relação com os desenhos e Percy Lau – infelizmente não foi possível concretizar contato com os familiares diretos do artista, que preferiram não colaborar com a proposta deste projeto.

A saída de campo foi toda produzida em Porto Alegre por Têmis Nicolaidis, que elaborou roteiro completo de atividades a serem desenvolvidas no Rio de Janeiro. A produção da viagem se tornou elemento fundamental para tornar a saída bem sucedida, contendo detalhamento dos locais, endereços das instituição, telefones, transporte, horários de entrevistas, etc..


Visualizar Percy Lau - Saída de Campo RJ em um mapa maior

Nos hospedamos no hotel Monte Castelo, situado no bairro da Glória, muito próximo ao Centro, facilitando o acesso à Biblioteca Nacional e ao Museu Nacional de Belas Artes. E foi na Biblioteca Nacional que encontramos alguns belos materiais: no Acervo Geral, uma obra didática ilustrada por Percy Lau sobre a história de D. Pedro II. Já no Acervo de Periódicos, encontramos alguns jornais contendo algumas reportagens de exposições e sobre o artista. É importante destacar a colaboração, nas pesquisas realizadas na Biblioteca Nacional, do bibliotecário Humtonio, servidor que nos recebeu muito bem e nos orientou para os demais procedimentos de coleta de material e realização das pesquisas. Já no IBGE, localizado próximo ao estádio do Maracanã, fomos recebidos por Vera e Luigi, setorizados na biblioteca da instituição. Eles apresentaram alguns trabalhos de acervo, inclusive algumas publicações em francês e espanhol.

Neste post seguem algumas fotos das pesquisas, como a do livro sobre D. Pedro II, e do jornal em que se encontrou reportagem sobre Percy Lau. Em próximo post, informações sobre as entrevistas e alguns trechos das mesmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário